ENGENHARIA DE SOFTWARE :: PROGRAMA

Programa

AULA TÓPICO CONTEÚDO DURAÇÃO (h) ACUMULADO
1 Apresentação da Disciplina Obejtivo, Conteúdo, Material Didático e Método de Avaliação. Enunciado Lista de Exercício 1: ““A vocação de C.””“ 2 2
2 Ferramentas “Porque C++.? Introdução ao ambiente de Desenvolvimento C++ em MinGw. Tutorial: ”“Instalação de um ambiente desenvolvimento C++: MinGW””“ 2 4
3 Porque Qt? Introdução à biblioteca Qt. Tutorial: “Instalação da Biblioteca Qt” 2 6
4 Resolução da Lista de Exercício 1: “a vocação de C” 2 8
5 Projeto de Software “Conceitos e princípios fundamentais de projeto. Enunciado Lista de Exercício 2: ”“Introdução a C++””“ 2 10
6 “Qualidade de software: confiabilidade, manutenabilidade, usabilidade e desempenho.” 2 12
7, 8 “Qualidade de Software em C++: regras para nomenclatura, forma canônica das classes” 4 16
9 Qualidade de Software em C++: herança, delegação e polimorfismo 2 18
10 “Desenvolvimento modular: conceitos de fraco acoplamento, alta coesão, encapsulamento de informação e eficiência. Estudo de caso: o tratamento de exceções em C++” 2 20
11 “Desenvolvimento modular em C++: classes concretas, classes abstratas e o conceito de interface. O conceito de API.” 2 22
12 “Resolução da Lista de Exercício 2: ”“Introdução a C++”” Enunciado Lista de Exercício 3: ““Programação genérica em C++””“ 4 26
13 Reuso: Projeto para reuso. Programação Genérica. Templates C++. 2 28
14 “Resolução da Lista de Exercício 3: ”“Programação genérica em C++”” Enunciado da Lista de Exercício 4: ““Introdução a Engenharia de Software””“ 2 30
15 “Gestão de Projeto de Software: concepção, elaboração,.construção, teste e implantação. Metodologia PMI. Processo de Desenvolvimento: modelos em cascata, modelo de prototipagem, modelo em espiral:ciclico e incremental. O modelo RUP e seus artefatos de software.” 2 32
17 “Arquitetura de software: monolitica, camadas, cliente-servidor, distribuída. Estudo de caso: arquiteturas dos sistemas Linux DNA, Windows, Pilha de Protocolos TCP/IP, Java RMI, TerraLib e TerraME.” 2 34
19 Trabalho FINAL “Resolução da Lista de Exercício 4: ”“Introdução a Engenharia de Software”“Enunciado do trabalho FINAL: ”“Desenvolvimento em Camadas de um Sistema de Computação de Médio Porte : Lógica de Nógocio, Interface com o Usuário, Acesso a Dados””“ 2 36
20 “Análise orientada a objetos: elicitação de requisitos, identificação de classes, objetos, heranças, relacionamento e interações. Notação UML” 2 38
21 “Resolução do trabalho FINAL: artefatos de software - lista de requisitos, casos de uso e diagramas de classe” 2 40
22 API Resolução do trabalho FINAL: projeto de API 2 42
23 Design-Patterns Resolução do trabalho FINAL: desenvolvimento modular, alta coesão, fraco acoplamento e interfaces C++ 2 44
24 “Resolução do trabalho FINAL: introdução aos patterns, pattern handle-body ou idioma bridge” 2 46
25 Resolução do trabalho FINAL: patterns composite e method factory 2 48
26 Resolução do trabalho FINAL: patterns observer 2 50
27,28 APIs Uso das (APIs) amplamente utilizadas na indústria de software: GUI em Qt 4 54
29 Uso das (APIs) amplamente utilizadas na indústria de software: SQL em Qt 2 56
30 Uso das (APIs) amplamente utilizadas na indústria de software: Threads em Qt 2 58
31 Uso das (APIs) amplamente utilizadas na indústria de software: Soquetes em Qt 2 60